materiasitebb

Curando a ressaca: duas receitas para se recuperar do carnaval

Postado em: 6 de março de 2019

Depois de tanta festa, como é possível voltar para a rotina normal com tanta indisposição?

Depois de exagerar na bebida alcóolica durante o feriado, pode ser que você acorde com aquela sensação de mal estar, com sintomas que vão da dor de cabeça até o enjoo. A nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi, explica que a ressaca é um efeito comum para o consumo de álcool acima da média, que vai até 30 gramas por dia.

Para quem acordou com azia, queimação no estômago, falta de apetite, dores de cabeça e enjoo, a especialista recomenda uma alimentação leve para a recuperação: “Para diminuir a sensação de mal-estar é preciso repor as energias com alimentos leves e de fácil absorção para que, nesse momento, o estômago e fígado não sejam ainda mais sobrecarregados. Por isso, incluir frutas e pães simples pode auxiliar. Um fator muito importante para combater a ressaca é a hidratação, que deve ser reforçada, pois essa é uma das principais consequências que ocasionam a dor de cabeça”.

Para te ajudar com sua recuperação, a Drogaria Fazfarma separou duas receitas simples, para se fazer em casa, que vão aliviar os seus sintomas da ressaca. Encontre novamente sua disposição:

 

 

  1. Suco com de uva

Essa receita com suco de uva tinto integral promete combater a acidez sanguínea, estimulando as funções hepáticas enquanto ajuda no bom funcionamento digestivo. A água de coco apresenta alto poder hidratante, enquanto o  gengibre, com sua ação antiemética, pode auxiliar na redução de náuseas e azia. O suco se completa com beterraba, excelente fonte de ácido fólico, fibras, manganês e potássio – ótimas propriedades para a saúde do trato intestinal.

 

Ingredientes:

  •  100ml de suco de uva tinto integral
  •  100ml de água de coco (in natura ou comprada no mercado)
  •  1 beterraba de tamanho médio
  •  4 lasquinhas de gengibre

 

Preparo:

– Bata todos os ingredientes no liquidificador até estarem bem misturados e beba gelado.

 

  1. Suco com açaí

A segunda opção, com açaí e banana, é uma combinação  rica em potássio e vitamina B6, agentes que vão ajudar você a reabastecer o corpo de eletrólitos que também foram perdidos pelo efeito diurético do álcool, dando força e disposição. O gengibre aqui terá o mesmo efeito calmante para náuseas, enquanto a laranja também entra como um complemento de potássio e sódio.

Ingredientes:

  • 100ml de açaí com banana (se não encontrar uma opção de açaí com a banana inclusa, pode adicionar a fruta in natura)
  • 100 ml de suco de laranja
  • 4 lasquinhas de gengibre

 

Preparo:

– Bata todos os ingredientes no liquidificador até estarem bem misturados e beba gelado.