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Dia Mundial da Água: Veja motivos e formas para se beber mais água no dia a dia

Postado em: 21 de março de 2019

Comemora-se todo 22 de março o Dia Mundial da Água, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir principalmente a preservação deste que é um dos recursos naturais mais importantes para a  vida humana na terra.

A principal pauta do dia é sobre a conscientização para um uso adequado da água em casas e empresas de todo o mundo, mas outro tópico a ser discutido é a importância do consumo da água no cotidiano. A nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi, destaca que o organismo humano necessita diariamente de aproximadamente 1 litro a cada 35 kgs, variando de acordo com o clima do dia e idade da pessoa.

A profissional conta que a água participa da maior parte dos processos do corpo humano em órgãos, ajudando a eliminar toxinas e também melhorando a saúde e estética da pele, por exemplo. Não só o consumo direto da água se faz necessário no dia a dia, mas também a ingestão alimentos que possuam um alto índice de água.  “Os alimentos que mais contém água são legumes, frutas, leite e carnes. Porém, essa não deve ser a única forma de hidratação, também devendo ingeri-la em sua forma pura, sucos e água de coco”, orienta.

 

Quando beber água?

 

Cyntia explica que um dos melhores sinais de que é um bom momento para beber água é quando a sede aparece. Outros sinais, considerados mais drásticos, também aparecem, por exemplo, quando a ingestão de água é insuficiente, o organismo pode apresentar sintomas de desidratação, como boca e pele seca, olhos fundos, cansaço, dor de cabeça, tontura, entre outros.

 

Como consumir mais água?

 

Você já viu como é importante manter a hidratação de seu corpo em um nível adequado, dependendo de sua idade, lugar onde mora e o tipo de seu corpo. Se você precisa de ajuda para praticar isso em seu cotidiano, uma boa alternativa é comprar águas saborizadas ou seguir receitas e fazê-las em casa!

As receitas mais tradicionais acompanham frutas como o limão, o abacaxi ou a tangerina. Você também encontra pela internet opções com erva-doce, hortelã, canela e diversas especiarias que podem tornar a água mais interessante para você consumir com a frequência adequada.