lanchinhosparaseufilho

Prepare a lancheira: dicas para montar lanches saudáveis para levar para escola

Postado em: 26 de outubro de 2019

Em tempo de alta nos índices de obesidade infantil, principalmente por conta de alimentos super processados e “besteirinhas” oferecidas frequentemente como balas, bolachas e salgadinhos, é preciso tomar cada vez mais cuidado com o que seu filho come dentro e fora de casa, principalmente durante os lanches na escola. 

Sabemos que é um desafio fazer com que as crianças tenham interesse em comer lanches saudáveis e preparados em casa, fugindo de tentações vendidas nas cantinas das escolas. Por isso, sugerimos ideias do que você pode fazer para tornar os lanchinhos mais interessantes, nutritivos e divertidos para seu filho. Siga lendo:

Como enviar o lanchinho para a escola

Além do que preparar para as crianças comerem durante os intervalos escolares, outra dúvida muito frequente é sobre como armazenar e enviar o lanche, principalmente para os mais novinhos. 

Você pode investir na compra de potes de plástico (sem partes que soltem, além da tampa) e colocar tudo dentro de uma mini mochila, lancheira ou mesmo uma dessas “marmiteiras”. Se seu filho passa um longo período na escola, vale a pena gastar um pouco mais de dinheiro e adquirir produtos com proteção térmica.

Como fazer com que a criança goste de seus lanchinhos

Se para adultos não é nada fácil resistir a junk foods, esse processo também não é facilitado para os pequeninos. É normal que a criança sinta vontade de comer salgadinhos, doces e outras coisas que não trazem nenhum benefício para o corpo e só ajudam no desencadear da obesidade infantil, tornando a criação do hábito de comer melhor um verdadeira desafio. 

Entretanto, existem algumas dicas do que se fazer para tornar tudo mais divertido e estimulante para as crianças. 

1. Envolva a criança no preparo

Uma forma de tornar o lanche muito mais atrativo é justamente fazendo com que a criança se sinta parte da criação, envolvendo ela no preparo de toda a lancheira. Assim, além de você ensinar virtudes de organização e preparo de alimentos, a criança se animara em ser seu assistente oficial na confecção de seus deliciosos lanchinhos!

2. Tente tornar tudo mais divertido

Essa dica vale principalmente sobre a disposição e visual dos alimentos dos lanches preparados.Lembre-se que muitas crianças são levados pelo estímulo visual e criativo. Isso significa que lanches dispostos de maneira mais divertida e diferente podem ser atrativos, facilitando com que os pequenos façam o consumo de frutas, legumes e verduras. 

Dicas de lanches saudáveis para as crianças levarem

Se você deseja encontrar um equilíbrio para a alimentação de seu filho, pense sempre em combinar 4 principais elementos: 

  • Fruta ou legume
  • Carboidrato
  • Proteína
  • Uma bebida saudável

Dessa forma, você pode garantir que a criança estará se alimentando bem, com bastante conteúdo dentro da lancheira para satisfazer sua fome durante os intervalos da escola. 

Você pode combinar esses 4 elementos de diversas formas, sempre variando para que a criança não enjoa e perca o interesse em se alimentar com os lanches saudáveis preparados em casa. Por exemplo: 

Pêra + bisnaguinha integral + patê caseiro + suco natural 

A chave para o sucesso na alimentação do seu filho é variar a disposição dos ingredientes e tornar todo o processo mais estimulante!