Quando procurar ajuda para sua saúde mental?

Postado em: 29 de agosto de 2019

A saúde mental é um assunto delicado e extremamente pessoal. Algumas pessoas conseguem tratar o tópico abertamente, compartilhando suas questões internas com amigos e colegas, mas também existem aqueles com um perfil mais reservado, possuindo dificuldade até em buscar ajuda profissional.

Mesmo que você se encaixe no segundo perfil, com algumas dificuldades de lidar com suas questões internas, fatos do passado ou problemáticas que compliquem a sua saúde mental, é preciso desenvolver a consciência de que existem momentos que uma ajuda profissional se torna imprescindível.

É com o acompanhamento médico de um profissional psicólogo ou psiquiatra que o equilíbrio pode ser encontrado novamente, melhorando o quadro de sua saúde mental, impactando diretamente em todas as áreas de sua vida.

Dentro dessa questão, surge uma dúvida: quando se faz necessário buscar uma ajuda profissional para sua saúde mental? Reunimos neste artigo alguns casos:

Ao enfrentar situações traumáticas

Esse tipo de acontecimento irá marcar a sua vida, impactando profundamente a sua rotina e a forma como você lida com outros desdobramentos do seu cotidiano. Sendo assim, é importante retornar à vida normal, mesmo após enfrentar algo pesado em sua vida. Nesse caso, o auxílio de uma terapia poderia minimizar os danos e garantir o bem-estar.

Se você está utilizando algo como escape

A questão de utilizar elementos como uma válvula de escape é complicada: muitas vezes isso acontece de maneira totalmente inconsciente dentro da rotina, por exemplo, quando alguém “desconta” algo na comida.

Essa relação de praticamente dependência de algo para se sentir bem é um problema que deve ser acompanhado de perto, tratando sobre a fonte de tudo isso para solucionar a questão.

Quando a vida perde a cor

É comum que em algumas fases o desânimo predomine em nosso humor, mas existe uma problemática muito grande quando isso não está atrelado a um fato recente ou que está em andamento, além de quando esse estado perdura por muito tempo.

Se você não encontra ânimo para continuar com suas tarefas diárias, dar os próximos passos em sua vida ou se concentrar em novidades que surgem, pode ser interessante buscar um auxílio psicológico.

Você não se sente bem consigo mesmo

Seja com o seu corpo ou com seus relacionamentos pessoais, a sensação de se sentir abaixo de suas expectativas ou simplesmente achar que algo está errado pode abalar todas áreas de sua vida.

Encontre com a ajuda profissional um caminho para autoaceitação, o amor próprio e a preocupação com a pessoa mais importante de sua vida: você mesmo!