6 motivos para se visitar um nutricionista

Postado em: 27 de junho de 2019

Um profissional de nutrição possui conhecimentos especializados dentro da área da saúde para investigar a alimentação humana. Toda sua formação é especialmente voltada para as necessidades de nutricionais e é ele quem pode te ajudar a definir um melhor consumo de comida em seu cotidiano. 

Um nutricionista pode atuar em diferentes frentes, como a hospitalar, esportiva, consultoria e assessoria na indústria alimentícia, com gastronomia entre outras possibilidades. Mas quando de fato você deve procurar a ajuda deste profissional em seu cotidiano? 

Separamos 6 motivos que fazem com que você deva visitar um nutricionista. Descubra: 

1. Regular a alimentação de crianças 

A fase da infância é determinante para todo o desenvolvimento da saúde de um humano. Isso significa que, se houver complicações durante essa época, pode ser que os problemas sejam intensificados ou até mesmo despertem outras doenças quando essa pessoa se tornar um adulto. É por isso que a alimentação dos pequenos deve ser acompanhada por um nutricionista capaz de orientar aquilo que pode e não pode no cotidiano.

2. Fazer o acompanhamento por conta de uma doença 

Se você possui alguma doença, é bom que você faça um acompanhamento com um profissional de nutrição para que você busque caminhos, através da alimentação, para minimizar ou curar os seus problemas. Isso significa que aquilo que você ingere faz grande diferença em seu corpo, podendo influenciar diretamente no desempenho de seu corpo. Para que uma doença não saia do controle, preste muita atenção naquilo que você come!

3. Buscar ajuda para perder peso 

Na internet existem diversas receitas milagrosas ou passos a serem seguidos para que uma pessoa perca peso. Algumas dessas dicas podem até funcionar, mas é preciso que você tenha o acompanhamento de um profissional a fim de entender se esses hábitos fazem sentido para o contexto de sua saúde, se encaixa na sua rotina e se, na verdade, tudo o que você leu não é prejudicial para a sua saúde. 

Sendo assim, se o seu objetivo é perder peso, não deixe de visitar um profissional capaz de te orientar e facilitar todo esse processo. Lembre-se que você só pode perder peso “com saúde”.

4. Entender o que deve ser ingerido ao fazer atividade física 

Fazer atividades físicas regulares sem entender o que deve ser ingerido no cotidiano é um dos erros mais comuns. Se você coloca seu corpo para realizar intensas cargas de atividade, é preciso que seu corpo esteja preparado para receber isso e se recuperar do gasto de energia logo depois. Isso significa que existem orientações específicas do que você deve comer no dia a dia para evitar que você fique mal após os treinos ou alcance os resultados desejados. 

Quer ter um bom desempenho físico? Visite um profissional!

5. Ver o que você deve comer no contexto de sua saúde
Pode até ser que dicas da internet ajudem você na sua alimentação, mas a verdade é que nada disso foi escrito pensando no contexto exato do seu corpo. Um nutricionista irá entender qual é o seu quadro clínico e desenhar recomendações que façam sentido para você, de modo totalmente personalizado. 

Assim você garante saúde e sucesso em seus objetivos com conselhos “sob medida”, feitos pensando no seu caso. Tome muito cuidado ao seguir dicas de alimentação de sites em que você não confia: isso pode acabar prejudicando você!

6. Evitar problemas que possam surgir
Um nutricionista pode te ajudar a evitar futuros problemas que possam surgir por influência daquilo que você come. Lembre-se que ao ingerir algo, você está colocando coisas dentro de seu organismo. A longo prazo, certos hábitos alimentares podem ser extremamente prejudiciais à sua saúde, despertando quadros de doença que você nunca imaginou possuir. 

Sendo assim, procure um nutricionista para achar bem estar em uma vida saudável e equilibrada por meio da alimentação!