10

Sinusite: como acalmar os sintomas

Postado em: 29 de maio de 2019

Uma doença respiratória bem comum, causada pela inflamação das mucosas presentes nos seios da face, a sinusite causa um grande incômodo com sintomas que vão da tosse à intensa dor no rosto.

Quem sofre com o problema reconhece rapidamente os sintomas quando ela começa a aparecer: a região começa a ficar mais dolorida com a sensação de peso sobre o rosto ou até mesmo pontadas e dores de cabeça.

O que é a doença

Caracteriza-se pela inflamação das mucosas da região frontal do rosto, parte responsável por aquecer o ar respirado, dar ressonância à voz e também realizar a secreção de muco. Pode ser causada pela presença de bactérias, fungos ou vírus e também de poeira, cheiros específicos e exposição a materiais químicos prejudicial à saúde.

Existem dois tipos de sinusite, variando tempo e intensidade de dor, sendo elas:

Aguda: Os sintomas são sentidos por até 12 semanas, com frequentes dores de cabeça na região e locais próximos a ela (olhos e maxilar, por exemplo). Também é notado a presença de obstrução nasal com secreção amarelada, esverdeada ou com sangue.

Crônica: Os sintomas estão presentes por mais de 12 semanas e mais fortes que no tipo anterior, causando maior incômodo principalmente durante o período da noite. A tosse também entra aqui como uma característica frequente.

Como saber se tenho a doença

Você deve visitar médicos com especialidades em oftalmologia, clínicos gerais ou pediatria (dependendo da idade do paciente) para receber uma avaliação adequada sobre a doença e também iniciar o tratamento para a melhoria da saúde.

O diagnóstico é feito, de maneira geral, com a identificação de sintomas frequentes durante a conversa com o médico especialista, mas o profissional também pode pedir para avaliar a condição de seus olhos, ouvidos, garganta, nariz.

Como acalmar os sintomas da sinusite

Alguns casos muito específicos podem requisitar cirurgia ou outros métodos de intervenção, mas a maioria dos pacientes são tratados com medicamentos básicos que irão combater a inflamação ao mesmo passo que trata dos sintomas da doença.

Uma das melhores sugestões de o que se fazer em casa para melhorar os sintomas da sinusite é com o vapor. A inalação de vapor pode ser feita com algum tipo de aparelho que faça a produção dele ou mesmo em um banho quente. Esse método bastante prático (e prazeroso) ajuda a contrair os vasos e melhorar a passagem de ar.

A lavagem do nariz com soro também é uma solução bastante simples que ajuda a aliviar os sintomas, tornando a secreção nasal mais fluída e fácil de sair.

Se a sinusite for realmente causada por bactérias, é bem provável que o médico indique o uso de antibióticos por um período, atuando direto na “raiz” do problema. Lembre-se que a sinusite também é causada por outros fatores, então pode ser que esse tipo de medicamento não tenha efeito.

A posição que você dorme também influencia na intensidade dos sintomas da sinusite. Por exemplo, a melhor forma para se dormir é com cabeça elevada durante a noite, pois assim você garante que o congestionamento da região seja menor por conta de uma condição favorável para a drenagem da secreção.

Existem também diversas outras receitinhas caseiras que podem restaurar o seu bem estar com bastante facilidade, como o consumo de chá de camomila, suco de espinafre, nebulização com eucalipto, água e sal e inalação de cebola fervida.

Se você possui os sintomas da sinusite, não deixe de visitar um médico especialista para receber um diagnóstico adequado e a indicação do melhor tratamento possível para seu caso!