Um paciente acamado já requer cuidados especializados, porém quando pensamos na alimentação e no momento das refeições há ainda outras preocupações.
De acordo com o Guia do cuidador de pacientes acamados, publicado pelo Ministério da Saúde em 2010, entre muitos cuidados na hora da refeição é importante estimular o paciente a fazer suas refeições sozinho (sempre que isso for possível) mesmo que no começo ele o faça muito lentamente. Além disso, o prato, os talheres, o copo ou a xícara devem estar adaptados para facilitar o seu uso, a cabeceira deve estar bem elevada se a refeição for feita no leito. Atenção também para não se esquecer de oferecer líquidos, mesmo que não os solicite, e para observar se as refeições são bem aceitas, caso contrário a nutricionistas deve ser consultada para conhecer outros tipos de dietas.
Seja qual for a situação e o motivo para estar acamado, essa pessoa precisa de ajuda e, acima de tudo, respeito e cuidado. Observe sempre e esteja disponível para oferecer apoio e cautela específica para sua doença.