Você sabia que azia e má digestão são sintomas diferentes? A azia ocorre quando o ácido gástrico, composto químico que auxilia o processo digestivo e é produzido pelo próprio organismo, rompe o anel muscular que separa o esôfago do estômago, provocando dor e queimação.
Já a má digestão pode ser causada pela quantidade de alimento no estômago, pela própria digestão e mistura desse alimento ou até pela aerofagia, que é a deglutição de ar durante o ato de comer e beber. Ela é descrita como um desconforto no abdômen superior, com uma sensação de plenitude alimentar, saciedade precoce, dor e, muitas vezes, aquela sensação de refluxo e gosto azedo na garganta.
Evitando a azia e a má digestão
Para ficar longe desses dois incômodos, é preciso evitar o consumo de alimentos gordurosos, condimentados e álcool, além de parar de fumar e reduzir o estresse. No caso de má digestão, mastigar bem os alimentos e comer devagar são fundamentais.
Vale lembrar que a azia, quando não tratada, pode provocar dor torácica não cardíaca, tosse noturna crônica e dor de garganta, o que acaba afetando a qualidade de vida. E com a má digestão não é diferente por conta da dor crônica.