Existem fases da vida em que é preciso tomar mais cuidados com a saúde e, uma delas, é na terceira idade. Nessa faixa etária pode ser comum o aparecimento de problemas como o diabetes, pressão alta, colesterol e as doenças oftalmológicas.
De acordo com o Dr. Jacques Nunes, geriatra e diretor clínico do Grupo Hospitalar Vida’s, é recomendável que os idosos procurem seus médicos para a realização de exames de rotina a cada seis meses, porém, dependendo da necessidade, a frequência pode ser maior.
Segundo o geriatra, alguns dos exames de rotina incluem o hemograma, perfil glicêmico, função renal, hepática e tireoidiana, colesterol e triglicérides, marcadores tumorais, hormônios, cardiológicos, endoscopia, colonoscopia, ultrassom e tomografia (abdômen e tórax) e os oftalmológicos.
“Vale lembrar que o ideal é que as pessoas comecem a ir o mais cedo possível ao geriatra, pois envelhecer não é uma doença, mas uma fase da vida, e quanto antes estivermos preparados para esse envelhecimento com qualidade é melhor. Nossa orientação é buscar o especialista a partir dos 35/40 anos”.