A campanha do Outubro Rosa conscientiza anualmente mulheres por todo o país sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama. A data se tornou uma grande aliada na saúde da população, mas a verdade é que medidas contra a doença não devem esperar um mês específico.
Atitudes de prevenção do câncer de mama devem estar presentes no dia a dia de todas as mulheres e isso não significa somente ter os exames em dia, mas também identificar quais outros fatores, como a alimentação, podem ajudar na precaução.
Uma vez que sua dieta influencia em todo funcionamento de seu corpo, certos alimentos possuem o poder de agir na manutenção da saúde e de prevenir morbidades. Pensando nisso, levantamos 4 alimentos que te auxiliam na prevenção do câncer de mama:
Peixes
O Omêga 3 é um dos principais ativos na prevenção do câncer pela alimentação e está presente em diversos peixes. Esse tipo de gordura especial não é produzida pelo corpo humano, estão é preciso buscar alternativas para a obtenção.
Fibras
Alimentos ricos em fibras, como alguns grão integrais, frutas e legumes são fáceis de inserir na dieta rotineira e reduzem o risco de câncer de mama, além de contribuírem para a manutenção de um peso saudável.
Vitaminas e minerais
São colocados em evidência quando o assunto é combate ao câncer vitaminas como a A, C e E e outras que possuem ações antioxidantes. Esses componentes são capazes de agir como bloqueadores e redutores da incidência de tumores mamários.
Link: Câncer de mama: detecção precoce aumenta chances de cura no tratamento
Concluindo, é recomendado a adesão de uma dieta saudável e com acompanhamento médico, sendo variada e rica em vegetais, frutas, grãos e carne branca, evitando o excesso de gorduras saturadas no organismo.
Fontes: Rosilene de Lima Pinheiro, especialista em Nutrição Oncológica e mestre em Ciências Biomédicas-Tocoginecologia e Patricia de Carvalho Padilha, doutora em Ciências Nutricionais.