Conforme o tempo passa, sua pele se torna mais exigente e começa a necessitar de cuidados mais específicos para manter uma aparência saudável. Para garantir que você tenha uma pele incrível, traçamos quais são os pontos de atenção essenciais para cada fase da vida da mulher:
20 anos
É nessa faixa etária que os maiores esforços para manter uma aparência perfeita começa. Aqui a pele é firme, livre de rugas e com a flacidez muito controlada, mas é nesse momento que a produção hormonal estimula o aumento do sebo em diversas regiões da pele. Excessos de oleosidade combinado com cravos e espinhas podem acabar surgindo no rosto e em outras partes do corpo.
Para se cuidar aos 20 anos de idade, sua rotina deve incluir limpezas com sabonetes líquidos e uso regular de protetor solar, mesmo em dias nublados. Intervenções como limpezas de pele e peelings também podem ser ótimas alternativas para o controle da oleosidade na pele. Invista também em dermocosméticos que sejam ricos em vitaminas C e outros antioxidantes que te ajudarão a manter aparência jovem. Se você não possui nenhum problema com os níveis de óleo na sua pele, siga a dica anterior combinada com a fotoproteção.
30 anos
Aquela pele firme e livre de rugas começa lentamente a dar adeus enquanto pequenas linhas de expressão são formadas no rosto, principalmente na região dos olhos. Você notará que a pele terá mais facilidade em adquirir manchas de diversas proveniências e as olheiras se tornarão mais marcadas.
Durante essa fase, os cuidados para evitar o envelhecimento precoce são essenciais para preservar uma aparência saudável. Considere adicionar à sua rotina produtos que possuam propriedades tonificadoras e hidratação reforçada com componentes como o ácido hialurônico. Dentre as intervenções mais comuns e procuradas por mulheres nessa época está a aplicação da toxina botulínica em determinadas regiões do rosto, com o objetivo de evitar o surgimento de novas rugas. Lembre-se que o uso do protetor solar nunca deve ser dispensado.
40 anos
É normal aos 40 anos que a pele demonstre certa flacidez combinada com o surgimento de novas linhas de expressões na região da testa e no tão temido bigodinho chinês. Nessa idade, a pele passa a se tornar mais sensível e cada vez mais exigente para manter o vigor presente.
Suas visitas ao dermatologista deverão ser mais frequentes depois de atingir essa fase. Com a pele naturalmente mais ressecada, você pode ser orientada a tomar vitaminas de forma oral para complementar sua rotina de cuidados, além de cremes preenchedores e ativos firmadores, como o DMAE. Alguns clareadores também podem ajudar a dar um up na aparência, então ácidos podem ser indicados.
50 anos e 60 anos
Com a chegada da menopausa, a queda hormonal será inevitável no corpo da mulher e, infelizmente, isso também será refletido na pele. A produção natural do colágeno do corpo cai exponencialmente, comprometendo a hidratação do rosto e alterando a textura da pele. O surgimento de rugas mais profundas também é praticamente inevitável.
Todos os passos anteriores devem ser mantidos daqui em diante, apenas com alterações sobre as potências de cada produto aplicado sob a pele: hidratações mais poderosas e ricas em fibras, somadas com a presença de vitaminas e minerais, como o cálcio, serão prioridade na sua rotina com os cuidados da pele.
Não se esqueça que essas dicas são generalistas e não dispensam visitas regulares ao profissional especialista em dermatologia.
Fontes: Maria Augusta Bolzan, Especialista em Dermatologia e Fabiola Fortunato, Dermatofuncional.