Saiba que você não está sozinho em ter um intestino lento: quase 20% da população ocidental sofre com problemas de prisão de ventre, normalmente relacionados aos hábitos de alimentação, conforme informações reveladas pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).
Muitos fatores podem levar ao intestino preso, mas as variáveis mais comuns são relacionadas ao estilo de vida e alimentação. Esse problema consiste na dificuldade em evacuar, tendo uma frequência menor que três vezes por semana e uma necessidade de esforço.
A falta de alimentos ricos em fibras, baixa ingestão de líquidos e cereais podem levar ao temido problema de constipação e, para te ajudar a solucionar isso, sugerimos os seguintes alimentos:
Frutas laxativas
Essas não irão substituir os efeitos de remédios laxantes, mas possuem propriedades que irão te ajudar diretamente com o problema de prisão de ventre. Elas podem ser consumidas em refeições como o café da manhã ou até mesmo como sobremesa depois do almoço. Considere adicionar na sua rotina frutas como a ameixa, o mamão, o kiwi e o figo.
Feijão
O feijão é considerado por muitos como a melhor fonte de fibras para se consumir durante a rotina. Uma porção de feijão pode conter até mais que 10 gramas de fibra, metragem alta ao ser comparada com outros alimentos. Uma sugestão é investir em diferentes preparos para o feijão, que pode ser consumido da maneira tradicional brasileira ou como uma salada fria.
Pães integrais
Os pães integrais são soluções práticas que podem ser adicionadas no café da manhã ou lanche da tarde, servindo como uma poderosa fonte de cereais. Estes grãos possuem uma alta concentração de fibras que, conforme publicado pelo Journal Of Nutrition, podem funcionar melhor que laxantes.
Oleaginosas
Castanhas, nozes e o amendoim também podem ser facilmente incorporados na dieta, servindo como snacks para diferentes momentos do dia. Esses alimentos são extremamente ricos em fibras e podem te ajudar mesmo em pequenas porções.
Pipoca
A pipoca é um snack de gosto praticamente universal: é difícil encontrar alguém que não goste. O truque de aumentar o consumo de pipoca é usado principalmente para crianças, que normalmente não gostam de outros alimentos citados nessa lista. Entretanto, é importante que a pipoca possua poucos temperos e que seu preparo seja feito com o mínimo de óleo.
Fontes: Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), Patricia Leite, Nutricionista e Tatiana Zanin, Nutricionista.