As doenças não transmissíveis já são as principais responsáveis pelo adoecimento e morte da população mundial. Dados antigos mostram que, em 2008, 36 milhões dos óbitos (63%) foram consequência desses males, revelou um relatório do INCA.
Dados da GLOBOCAN revelam que todo ano surgem em média 14,1 milhões de casos de câncer em todo o mundo, com uma estimativa de 8,2 milhões de mortes anualmente de vítimas da doença.
Com dados que remetem diretamente à fatalidade, o câncer é uma doença que deve ser combatida por várias frentes da sociedade, como empresas, governo e outras instituições. Cabe a você usar de seu poder de influência para estimular amigos e familiares a tratarem sobre o assunto com a devida importância.
Ajudando a luta contra o câncer
Existem várias formas de ajudar na causa contra os diversos tipos da doença. Por todo o mundo acontecem campanhas específicas para dialogar melhor com os públicos de risco de cada câncer, por exemplo, o Outubro Rosa e o Novembro Azul no Brasil.
Você pode ajudar a combater o câncer participando ativamente de movimentos como os citados, compartilhando materiais informativos sobre a doença, ajudando a veicular notícias e indicando ao seu círculo social lugares de apoio à vítimas e como realizar procedimentos de prevenção.
Vale também orientar familiares e amigos sobre os maiores causadores da doença. Uma pesquisa feita por um instituto inglês mostrou que um terço de todos os tipos de câncer têm quatro fatores principais, sendo eles:
- Tabagismo
- Dieta e obesidade
- Álcool
- Sedentarismo
Incentive as pessoas ao seu redor a terem uma vida mais saudável, seguindo princípios básicos que evitariam a doença por um dos meios citados acima. A prática de exercícios físicos para acabar com a obesidade e o sedentarismo também é essencial para a luta contra doenças cardiovasculares, outro grande causador de óbitos por todo o mundo.
Apoiando instituições e pessoas
Diversas instituições públicas e privadas participam ativamente na luta contra o câncer, seja com patrocínios ou trabalhando diariamente para combater a doença. Muitas delas funcionam de maneira independente, necessitando de sua doação para operar e conseguir abraçar mais pessoas que precisam de apoio.
Para ajudar o INCA, por exemplo, você pode doar sangue, plaquetas, medula óssea, alimentos, bens ou serviços voluntários.
A GRAACC pode ser ajudada de várias formas, inclusive por empresas também. Quem sabe você não pode ser um influenciador dentro de sua companhia para que ela apoie a causa?
A organização Rapunzel Solidária aceita doações de cabelo para a confecção de perucas que são direcionadas para pessoas necessitadas, ajudando na autoestima durante o processo de cura da doença.
Essas são apenas algumas das várias instituições que podem receber a sua ajuda. Na internet você pode encontrar outras organizações esperando por apoio.
Estima-se, para o Brasil, biênio 2018-2019, a ocorrência de 1,2 milhão de casos novos de câncer. Participe ativamente no combate!
Fontes: Cancer Research UK, OMS, INCA e GLOBOCAN.