Seja lá qual for a formação de sua família, existem alguns exames médicos que devem estar inseridos na rotina para um acompanhamento recorrente dos resultados laboratoriais.
Estar com o check-up em dia é garantir que sua família não será surpreendida por nenhuma doença ou complicação de saúde de última hora, também agindo para que as prevenções sejam colocadas em prática.
Se você se preocupa com a saúde dos membros de sua família, descubra exames essenciais e de rotina que todo núcleo familiar deve ter no radar:
Antes, quando fazer os exames?
Cada exame tem sua periodicidade indicada pelo médico, variando bastante conforme o quadro de cada paciente. No geral, muitos exames devem ser feitos com intervalos de seis meses ou um ano. Se você tiver essa dúvida, questione o profissional que te atende para compreender a situação dos membros de sua família.
Vale também lembrar que a periodicidade e os exames necessários podem variar conforme a faixa etária do paciente. Então fique de olho e dê uma atenção especial para crianças e idosos, fases de vida que normalmente exigem maiores cuidados com a saúde.
Muitas pessoas preferem separar um tempo e realizar a maior parte dos exames clínicos de uma vez só. Seguindo essa mentalidade de fazer tudo de uma vez, em “lotes”, médicos recomendam a seguinte frequência:
Adultos saudáveis: 2 anos
Pessoas com doenças crônicas (hipertensão, diabetes ou câncer): 6 meses
Pessoas com fatores de risco para alguma doença (obesidade, fumantes, sedentários ou com colesterol elevado): Anualmente
Quais exames devem ser estar no radar?
Um bom check-up permite ao médico verificar o status de diversos órgãos, acompanhar alterações e identificar problemas que podem estar assolando a saúde dos membros de sua família.
- Glicemia
- Hemograma
- Ureia e creatinina
- Ácido úrico
- Colesterol (total e frações)
- Triglicerídeos
- TGO/AST e TGP/ALT
- TSH e T4 livre (para tireoide)
- Fosfatase alcalina
- Gama-glutamiltransferase (GGT)
- PCR
- Exame de urina
- Exame de fezes
- HIV e Aids