Isolamento social, nova rotina, conhecidos com a doença e até mesmo a perda de pessoas queridas por conta do coronavírus. Essas são só algumas das coisas que podem estar afetando a sua saúde mental nos últimos meses.
Se uma mudança brusca pode afetar o seu estado mental, imagine viver essa nova situação durante meses, com sua vida restringida às necessidades gerais de saúde da população.
Não são tempos fáceis, mas isso não significa que sua saúde mental e qualidade de vida devem ser deixadas de lado. Pensando nisso, reunimos algumas sugestões de como você pode equilibrar esse aspecto de sua vida mesmo em meio à pandemia.
É preciso se atentar aos problemas já existentes
Em uma situação como essa, alguns dos problemas já existentes podem acabar sendo agravados, fazendo com que o bem estar seja ainda mais prejudicado.
Aquelas pessoas que sofrem com a depressão ou são consideradas pessoas ansiosas devem continuar acompanhamentos médicos e as orientações dadas pelos profissionais, além de buscar ajuda com os citados caso existam grandes alterações em seu bem estar.
Cuidado com as fontes de informação
Muitas notícias falsas rodam a internet e ganham apoiadores, mesmo que as recomendações divulgadas não tenham fundamento científico ou tiveram provas que mostram o contrário, como é o caso do uso da cloroquina como tratamento do coronavírus.
Além da chance de se enganar, muitas dessas informações são divulgadas para incentivar a ansiedade da população com fontes duvidosas e manchetes sensacionalistas. Nossa recomendação é se informar apenas em fontes jornalísticas de confiança.
Não deixe a socialização de lado
Algumas pessoas acabaram ficando sozinhas na quarentena ou com um círculo social presencial muito reduzido, como aquelas que moram com uma pessoa parceira ou com apenas um familiar ou amigo. Com essa socialização face a face diminuída, você pode apostar em formas de se conectar virtualmente com quem está distante de você.
Mesmo que você não seja a pessoa que melhor se dá com a internet e aplicativos, vale a pena aprender e tirar um tempo para encontros virtuais, festas pelo Zoom e outros eventos sociais que podem ser realizados pela internet.
Em casos de crise…
Se você tiver um episódio de ansiedade ou até mesmo de claustrofobia dentro de casa, tente acalmar os ânimos com técnicas de respiração.
Posicione-se na frente de uma janela e comece a regular a sua respiração de maneira ritmada, inspirando e expirando lentamente, concentrando-se para trabalhar a região do diafragma.
Para evitar situações como essa a nossa dica é criar uma rotina. Mesmo dentro de casa, separe o tempo do lazer e do trabalho. Reserve momentos para fazer atividade física (e acordar o seu corpo) e a hora de cuidar da casa, organizando o ambiente e deixando tudo limpo.