Normalmente, as crianças começam a querer fazer coisas sozinhas a partir de um ano de idade. Depois dos 2 anos, a velocidade de aprendizado é maior, conquistando pequenas independências.
De acordo com a pediatra do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Dra. Danielli Serra, alguns pais se sentem um pouco angustiados por parecer que estão ‘perdendo’ os filhos e, muitas vezes não estimulam, querendo mantê-los infantilizados e dependentes, atitude que deve ser evitada. Para não errar, é necessário saber quando e como deixar os pequenos iniciarem certas atividades. Confira as dicas da pediatra.
Tomar Banho
Geralmente entre cinco a sete anos, a criança já é capaz de tomar banho sozinha, mas sempre com supervisão, pois nessa fase o banho ainda é uma brincadeira, já que eles não têm noção da importância da higiene para a saúde.
Escovar os Dentes
Antes do nascimento dos dentes a criança já pode ter contato com a escova. Entre 1 ano e meio a 2 anos, a escovação pode ser estimulada, mas deverá ser supervisionada rigidamente até os 7 anos, com visitas ao dentista.
Ir ao banheiro e lavar as mãos
Por volta de um ano e meio, as crianças já devem ser ensinadas e estimuladas a usar o banheiro. É interessante aproveitar esse momento para ensiná-los a lavar as mãos antes e depois para criar hábitos de higiene.