Nossa autoestima é um dos principais motores da vida pessoal, afetando a forma como nos enxergamos e comunicamos nossas personalidades para o mundo.
Ela também é uma grande influenciadora dentro de nossas relações, sejam elas românticas, familiares ou de amizade. Mexe com nossa confiança e pode até atrapalhar o desempenho profissional.
Entretanto, esse texto serve para te alertar e orientar sobre problemas extras que podem ser desenvolvidos com uma baixa autoestima, dessa vez sobre a saúde de nosso corpo.
PELE NO INVERNO: CUIDADOS ESPECIAIS PARA ADICIONAR NA ROTINA
Os impactos de uma baixa autoestima na saúde
Você pode notar que, quando sua autoestima está elevada, a procura por hábitos saudáveis ou ações que melhoram o seu cotidiano são muito mais frequentes em nossas vidas.
Isso acontece pois temos a sensação de amor próprio e autoconfiança mais presentes em nosso cotidiano, fazendo com que a gente preste mais atenção às nossas necessidades, ouvindo o que o corpo necessita.
A jornada para a autoestima não é nada fácil: ela exige lidar com questões estéticas, profissionais, familiares e outras áreas de nossas vidas que podem ser bem delicadas.
Esse texto não serve para resolver um problema, mas sim alertar sobre quais são os riscos de uma baixa autoestima. Lembre-se que é sempre uma boa opção buscar uma ajuda profissional e especializada no assunto.
UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA REALMENTE COMPENSA? DESCUBRA A VERDADE
Autoestima sentida no corpo
A baixa autoestima não é somente prejudicial para sua relações pessoais e vida profissional: ela também pode ser sentida fortemente em seu corpo.
Ela não é uma doença, mas tem sintomas em comum com a depressão e transtorno de ansiedade. Além disso, muitos especialistas consideram que a baixa autoestima pode ser uma consequência destes problemas e não necessariamente a sua causa.
Estamos falando de um aspecto psicológico que se baseia na percepção de uma pessoa sobre suas próprias ações, seu jeito de ser e o corpo que habita. Estar em conflito com isso pode gerar grandes complicações envolvendo a saúde mental, impactando diretamente na saúde do corpo.
Usando o exemplo da obesidade, muitas pessoas sofrem uma grande pressão estética, mesmo que a saúde de seus corpos estejam bem. Dentro dessa situação, uma obsessão pela aparência do corpo pode surgir, causando graves distúrbios alimentares.
Se você sente que sua autoestima poderia ser melhor. Se te falta confiança no cotidiano e você sente que isso pode estar bloqueando o seu crescimento pessoal e profissional, busque uma ajuda profissional! Desejamos o melhor a você.