Segundo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o Brasil registrará em 2016 mais de 596 mil novos casos de câncer. Entre os homens, são esperados 295.200 de novas ocorrências, destes, os cânceres mais incidentes serão os de próstata, pulmão, cólon e reto.
O urologista Edson Scneider, em matéria no site “Urologia Vida”, diz que o câncer de próstata é assintomático em geral, por isso quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura. “Como é um tumor que cresce lentamente, na sua grande maioria, um exame anual é suficiente para se diagnosticar o tumor numa fase em que o tratamento ideal é possível. Este exame anual deve iniciar aos 50 anos, mas naqueles que tem parentes de primeiro grau que tiveram câncer de próstata, antecipamos o check up anual em cinco anos, começando então aos 45 anos. O exame compreende o toque retal, e o exame de sangue (PSA- antígeno específico da próstata). Através do toque retal se palpa a próstata e se avalia seu tamanho, consistência e a presença de nódulos, que podem ser sugestivos de câncer”.
Quebre tabus, não tenha medo de fazer o exame, pois quanto antes diagnosticar, maior as chances de ser curado. Consulte um médico e cuide de sua saúde.