A soma de tempo seco e quente, além do aumento da poluição pode ser propícia para desencadear tosses alérgicas ou brônquio respiratório. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a asma acomete cerca de 150 milhões de indivíduos em todo o mundo. A elevada frequência em crianças observada na última década prevê o aumento da prevalência por asma nos próximos anos a não ser que sejam tomadas medidas preventivas apropriadas. No Brasil, a asma afeta uma em cada cinco crianças brasileiras e é a 4ª causa de hospitalização no país, com mais de 116 mil por ano.
De acordo com matéria exibida no programa “Bem Estar”, da Rede Globo, quando a crise aparece, há duas formas de aliviar os sintomas: usando broncodilatadores ou nebulização/inalação. Para alguns medicamentos é necessário comprar um inalador, e o espaçador que ajuda as crianças a usar as bombinhas.
Se apresentar algum indício de doença respiratória, não hesite em consultar um médico especializado e somente use medicamentos sob orientação.