Como um farmacêutico pode te ajudar no dia a dia

Como um farmacêutico pode te ajudar no dia a dia

Cada profissional da saúde possui funções complementares, mas sempre com o mesmo objetivo: proporcionar bem estar e saúde para a população. Entretanto, as diferentes áreas de atuação possuem finalidades e papéis diferentes na vida de uma pessoa como, por exemplo, no caso de um farmacêutico.

E como escreveu Monteiro Lobato: “O papel do Farmacêutico no mundo é tão nobre quão vital. O Farmacêutico representa o órgão de ligação entre a medicina e a humanidade sofredora. É o atento guardião do arsenal de armas com que o Médico dá combate às doenças. É quem atende às requisições a qualquer hora do dia ou da noite.”

Para o autor, o profissional deve ter o mesmo lema de um soldado: enquanto um serve à pátria, outro serve à humanidade, sempre sem nenhuma discriminação de cor, raça, gênero ou orientação.

O belo ofício carrega funções práticas e essenciais para uma vila, bairro ou cidade, seja lá qual for a abrangência da farmácia de sua região. Confira como este profissional pode ajudar no dia a dia!

Manipulação de remédios

Além da venda dos remédios convencionais, produzidos por grandes laboratórios por todo o mundo, o farmacêutico possui a expertise de fabricar medicamentos com fórmulas especiais, personalizadas e de indicação de um médico.

Aplicação de vacinas

Algumas farmácias possuem autorização da ANVISA para realizar a aplicação de vacinas e outros componentes injetáveis na população. Claro que são somente liberados medicamentos deste tipo que não são de uso exclusivo hospitalar.

Sendo assim, caso necessite deste serviço, consulte as farmácias próximas de sua casa para saber se existe ou não aplicação de vacinas.

Furar orelha para brinco

Desde que o procedimento seja feito com uma pistola de aplicação e não com a própria jóia, o farmacêutico está liberado para furar orelhas para a finalidade de brinco.

Aferir pressão e temperatura

Sim, você também pode desfrutar deste serviço com a ajuda de um profissional de farmácia. Entretanto, isso serve apenas para monitoramento e acompanhamento da saúde, mas nunca para a prescrição de medicamento.

Atendimento em casa

Os farmacêuticos podem atender domicílios caso a farmácia em que ele trabalha possua uma permissão especial para tal.

Em homenagem ao nobre ofício, dia 20 de janeiro é Dia do Farmacêutico! Desejamos felicidades a todos os profissionais.

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Últimas postagens