Somos seres completos com a conexão entre nosso corpo e mente. Na verdade, não existe desconexão entre ambos elementos e tudo de bem ou mal que aflige uma das partes, afetará todo o funcionamento do corpo.
A medicina hoje está cada vez mais específica em seus estudos e áreas de atuação e isso acontece para que existam aprofundamentos e novas descobertas em cada especialidade médica. Entretanto, mesmo que possuímos hoje diversos tipos de médicos para visitar, com diferentes proficiências com o corpo, devemos nos lembrar que estamos tratando sobre um ser completo.
É com essa premissa que surge a necessidade de cuidar tanto do corpo, quanto da mente.
BAIXA AUTOESTIMA POSSUI IMPACTOS EM NOSSA MENTE E CORPO
O que isso quer dizer na prática?
Não basta somente frequentar a academia, ter a melhor alimentação acompanhada por profissionais e hábitos saudáveis se você também não estiver cuidando de sua saúde mental.
Podemos dizer o mesmo para o contrário: não basta estar com a terapia em dia e com uma vida emocionalmente saudável se seu corpo não anda muito bem.
Segundo o médico Maurício Edygio, conforme publicado em seu site, nossa mente e corpo estão conectados por moléculas “mensageiras” que fazem a interligação entre emoções, pensamentos, sensações e imagens da consciência aos mecanismos moleculares e genéticos.
Nosso cérebro produz impulsos mentais (que conhecemos como os pensamentos que temos e nossos sentimentos) que se convertem em mensagens neurais. Segundo o Edygio, essa conversão entre pensamento e neuroquímica ocorre na região cerebral nomeada sistema límbico-hipotalâmico.
ESTRESSE NA QUARENTENA: SINTOMAS FÍSICOS E EMOCIONAIS
Como equilibrar o corpo e mente?
Além de mandar bem nos cuidados com ambas as partes, existem algumas atividades que conseguem conectar a prática da mente com o corpo, como yoga, meditação, acupuntura e treinos funcionais. Além disso, aposte em técnicas da medicina integrativa!