O que fazer com as crianças durante a quarentena? Essa é a pergunta de um milhão de reais, principalmente para pais que possuem filhos pequenos em casa.
Muito além de apenas precisar equilibrar o trabalho com os cuidados das crianças, esforços extras são requisitados no auxílio dos pequenos em suas aulas online, oferecidas por muitas escolas do ensino privado e mais recentemente na rede pública.
O conselho para crianças sempre será o mesmo: elas devem se manter ocupadas, mas também estimuladas de maneira saudável para seu desenvolvimento. Pensando no bem-estar de seus filhos, separamos algumas dicas para lidar com as crianças na quarentena. Acompanhe:
Construa uma rotina com a sua criança
Seguir uma rotina regrada pode ser uma coisa abominável para muita gente, mas a verdade é que manter hábitos regulares de produtividade, alimentação e atividades recreativas ajuda a fazer com que os dias deixem de parecer uma constante vazia para se transformar no que lembra um pouco a vida normal.
Horário para acordar, horário para dormir e um tempo regulado entre atividades de estudo e recreativas precisam ser estabelecidas e combinadas com a criança. Além de ajudar a eliminar o tédio e estimular a criança a se dedicar a cada coisa de uma vez, usando essa tática você consegue regular os horários de seu filho com os seus, possibilitando que você possua mais horas produtivas trabalhando em casa, sem muitas interrupções.
Busque atividades que sejam imersivas e estimulantes para os pequenos
A televisão e jogos no tablet ou celular podem ser um grande fruto de entretenimento para as crianças, mantendo-as distraídas por parte do dia. Mas para um desenvolvimento mais saudável, é preciso que elas também sejam estimuladas de maneiras diferentes.
Lembre-se que a vida habitual da criança era marcado por momentos de socialização com os colegas de turma, atividades variadas conduzidas pelos professores e momentos de alimentação e recreação no pátio e áreas comuns da escola. Isso significa que seu filho está acostumado a ter diversas fases em seu dia, com diferentes estímulos, por ao menos 5 horas diárias.
Busque atividades interessantes. Aqui vão algumas dicas:
- Vídeo chamada com os colegas de turma. Você pode combinar isso com os outros pais e responsáveis.
- Jogos que possam contar com a participação de todos os membros da casa
- Atividades ligadas à criatividade, como brincadeiras com tinta, brinquedos de introdução musical e outros.
Sendo assim, busque maneiras de ter uma rotina definida, mas que também seja variada para a criança. Na vida social escolar, por mais que existam horários para aulas e recreios, todo dia tinha um gosto diferente. Converse com o pequeno e descubra como você pode melhorar a estadia em casa!
Leia mais sobre a quarentena e o novo coronavírus:
#QUARENTREINO – PERFIS QUE TE AJUDAM A SE MANTER FIT NA QUARENTENA
ESTRESSE NA QUARENTENA: SINTOMAS FÍSICOS E EMOCIONAIS
REMÉDIOS NA QUARENTENA: UTILIZE SERVIÇOS DELIVERY PARA GARANTIR SEGURANÇA
COMO SE MANIFESTAM OS SINTOMAS DO NOVO CORONAVÍRUS
HIPERTENSOS: GRUPO DE RISCO DO CORONAVÍRUS PRECISA DE CUIDADO REFORÇADO