Informar para cuidar. Esse é o propósito do Dia Mundial do Meio Ambiente, que nasceu com o objetivo de fomentar as discussões sobre a preservação ambiental de nosso planeta.
Comemorado no dia 05 de junho, sua data foi escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para coincidir com uma importante conferência realizada no mesmo dia do ano de 1972.
Esse dia deve ser reservado para a discussão de métodos de preservação, veiculação de informação para a população e também para a decisão de quais serão os próximos passos a favor do nosso planeta.
A preservação do planeta que nos abriga deveria ser feito de maneira natural, sendo seguido tanto pela população (pessoas físicas) quanto por grandes corporações, que muitas vezes utilizam recursos naturais sem ao menos realizar um trabalho de reposição ambiental.
Os recursos naturais, apesar de vastos na terra, não são infinitos e cada vez mais podemos sentir sinais de um ambiente desequilibrado, com mudanças climáticas e outras manifestações da própria natureza. Além disso, existem hoje inúmeras espécies da flora e fauna em risco de extinção.
A situação do coronavírus obriga que os diversos eventos planejados para a data sejam agora realizados de maneira virtual. Pensando nisso, reunimos sugestões publicadas por portais como o G1 para que você possa acompanhar o Dia Mundial do Meio Ambiente de sua casa!
As atividades abaixo são organizadas pelo Sesc Ceará e pela Secretaria do Meio Ambiente de Recife e terão transmissões em plataformas como o Instagram e Youtube. Acompanhe!
Quinta-feira, dia 04/06
15h | Bate-papo sobre Animais Silvestres da Chapada do Araripe com Otoniel Moreira, da 2ªCPMA/BPMA, e Walison Machi, da BiodiverSe. transmissão pela plataforma StreamYard.
O Link estará disponível uma hora antes da atividade nos seguintes perfis do Instagram:
@ionnesena / @Sertaoemflor / @BiodiverSe
15h | Live no Instagram com dicas para montar uma horta em sua casa, feita pela arte-educadora Silvana Coutinho no Instagram @recifesustentavel
Sexta-feira, dia 05/6
14h30 | “Um convite a pensar na melhor forma de (re)construir o futuro que queremos no ‘novo normal’ que emergirá”. A discussão será mediada pela coordenadora de Mudança do Clima do ICLEI América do Sul, Camila Chabar, que conversará com a gerente-geral de sustentabilidade da secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Edna Menezes no Instagram @recifesustentavel
15h | Conhecendo o Parque Estadual Sítio Fundão / Gestão e Histórico Cultural com Dágila Ramonita, gestora do Parque Estadual Sítio Fundão, e Alexandre Sinézio, educador ambiental do Parque. Transmissão nos perfis de Instagram @vemprositio e @ionnesena
19h | Diálogo sobre o Núcleo de Gestão Integrada (NGI) – ICMBio Araripe com Carlos Augusto de Alencar Pinheiro, ICMBio Araripe, Paulo Fernando Maier Souza, ICMBio Araripe, e Allysson Pontes Pinheiro, professor pesquisador URCA. Transmissão pela plataforma StreamYard.
O Link estará disponível uma hora antes da atividade nos seguintes perfis do Instagram:
@ionnesena / @Sertaoemflor / @BiodiverSe