Em 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a necessidade da doação de sangue bem como agradecer as pessoas que o doam e salvam vidas.
Criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a campanha deste ano terá como foco a doação de sangue para emergências. A ideia é mostrar que cada pessoa pode ajudar em situações desse tipo e, também, a importância dessa atitude com frequência para abastecer os estoques de sangue antes das emergências ocorrerem.
Um ato de solidariedade
Doar sangue é um ato de solidariedade e que ajuda a salvar vidas. Por isso, a Fazfarma apoia essa atitude. Veja os requisitos básicos, procure já um posto de coleta e torne-se um doador.
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (para menores de 18 anos, verificar documentos necessários e regras para autorização);
- Pesar no mínimo 50kg;
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
- Apresentar documento original com foto recente (que permita a identificação do candidato), emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira de Habilitação).