contaminacao-embalagens-covid

Quais são os cuidados para não se contaminar com alimentos e embalagens?

Como estão seus cuidados com itens adquiridos em supermercado ou até mesmo comidas entregues via delivery? Está ciente sobre o risco com as embalagens e a contaminação pelo COVID-19?

Você conhece as recomendações de segurança e higiene na hora de manipular alimentos e suas embalagens? Vamos te ajudar a se prevenir e evitar a contaminação pelo coronavírus!

Quais são os perigos de contaminação via embalagens e alimentos?

Vamos lembrar que a contaminação pelo Covid-19 acontece através de gotículas que saem da boca ou nariz de uma pessoa infectada. Se essas gotículas pousam em uma superfície (que pode ser desde as mãos até uma mesa) aquela área pode passar a conter o vírus. 

É por conta deste fato que surge a necessidade de todos utilizarem máscaras em lugares públicos ou durante o seu trabalho (visto que objetos que você manipula podem ser distribuídos para outras pessoas). 

Um estudo realizado pelo New England Journal of Medicine avaliou quanto tempo o vírus dura em certos tipos de superfícies. O vírus pode sobreviver até 72 horas em aço inoxidável e no plástico, por exemplo. Essa situação só complicado quando falamos de tecidos: a sobrevida do COVID-19 pode durar entre 72 e 96 horas. 

O que fazer com embalagens e alimentos para eliminar o COVID-19?

O primeiro ponto de alerta é com os alimentos crus, visto que o vírus pode “morrer” quando manipulado em altas temperaturas. Sendo assim, somente faça o consumo de comidas nesta condição quando elas são de procedência confiável ou foram higienizadas previamente.

Para embalagens, a recomendação é clara: utilize máscara o tempo todo durante a sua compra ou na hora de receber a entregar. Quando chegar em casa, evite levar as mãos ao rosto antes de higienizar as superfícies com álcool 70%. 

Nossa dica é borrifar o álcool e depois utilizar um pano para garantir que toda a superfície seja limpa. Depois da limpeza, lembre-se de lavar muito bem as mãos. 

Leia nossos outros textos sobre o coronavírus e a situação global de saúde e distanciamento social: 

COMO CUIDAR DA SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA

SAÚDE BUCAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O CORONAVÍRUS EXIGE NOVAS PRÁTICAS DIÁRIAS

GRÁVIDAS E O CORONAVÍRUS: QUAIS SÃO OS RISCOS E RECOMENDAÇÕES?

COMO LIDAR COM AS CRIANÇAS NA QUARENTENA

#QUARENTREINO – PERFIS QUE TE AJUDAM A SE MANTER FIT NA QUARENTENA

ESTRESSE NA QUARENTENA: SINTOMAS FÍSICOS E EMOCIONAIS

REMÉDIOS NA QUARENTENA: UTILIZE SERVIÇOS DELIVERY PARA GARANTIR SEGURANÇA

COMO SE MANIFESTAM OS SINTOMAS DO NOVO CORONAVÍRUS

HIPERTENSOS: GRUPO DE RISCO DO CORONAVÍRUS PRECISA DE CUIDADO REFORÇADO

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Últimas postagens