Com a chegada das baixas temperaturas é comum o aumento dos quadros de gripes e resfriados. Mas você sabe a diferença entre eles?
Gripe
É uma infecção do sistema respiratório, altamente contagiosa, causada unicamente pelo vírus “influenza”, potencialmente grave e que pode provocar epidemias. Apesar de ser uma patologia, na maioria das pessoas, benigna e autolimitada, podem ocorrer complicações, como, por exemplo, as pneumonias, podendo provocar até a morte, especialmente em determinados grupos como idosos, crianças pequenas e portadores de doenças crônicas. Os sintomas incluem a febre (38°C a 40°C) de início abrupto com duração de pelo menos dois ou três dias, calafrios, dores musculares, cansaço, mal estar, falta de apetite, tosse, dor de garganta e de cabeça, ocasionando sensação de intensa fraqueza. A melhor maneira de se prevenir é tomando a vacina. Vale lembrar que a proteção acontece pelo menos após 15 dias da vacinação.
Resfriado
O resfriado comum é uma infecção que acomete as vias aéreas superiores, causada por diferentes vírus sendo os rinovírus os mais frequentes. O problema tem início progressivo e seus sinais são normalmente mais brandos e de curta duração. Raramente observa-se febre, ele acomete mais o nariz e a garganta e se caracteriza principalmente por: coriza, congestão nasal, espirros, dor de garganta e tosse.
Os resfriados podem ocorrer várias vezes no ano, causados por diferentes vírus. Já a gripe geralmente acontece uma vez por ano, durante o período de circulação do vírus influenza.