É muito comum que as pessoas montem uma “farmácia particular” em suas casas, estocando remédios que podem ser usados no dia a dia para aliviar pequenas dores ou agir contra doenças conhecidas pelos membros da família.
A grande questão está no ato de se automedicar, utilizando remédios sem a orientação de um profissional no assunto. Se por um lado, ao fazer isso, você pode ter um pouco mais de alívio em suas dores e incômodos do cotidiano, na verdade, você pode estar acobertando uma doença grave.
A automedicação pode te enganar
Grande parte das pessoas que costumam praticar a automedicação apenas possuem preguiça de consultar uma opinião médica ou farmacêutica, seja por conta da rotina ou por acreditarem que seus conhecimentos são auto suficientes.
Mas a verdade é que a prática pode acabar aliviando sintomas que podem significar algo muito maior e de grande risco.
Um claro exemplo disso é no uso de anti inflamatórios. Se você não possuir um problema já diagnosticado (por um profissional) e compreender quais são os fatores que levam à uma inflamação, a utilização do medicamento para aliviar os sintomas pode acabar escondendo um problema grave.
Além disso, a presença de sintomas recorrentes com toda certeza pode acabar significando algo. É nessas horas que a opinião profissional conta muito, ajudando a entender como seu corpo está se comportando e o que pode ser feito para que ele entre em equilíbrio novamente.
Todo medicamento também pode causar males
Além disso, também existe o fato de que todo medicamento pode causar um impacto negativo em seu corpo. Quem sabe seu corpo reage mal a certo tipo de substância, ou que um efeito vai contra as necessidades de seu organismo, deixando você cada vez pior de saúde por conta de uma ação sem orientação .
O uso constante de medicamentos também pode ser muito prejudicial, pois não existem remédios que sejam completamente inofensivos.
Sendo assim, sempre busque orientação médica quando sentir algo de estranho em seu organismo. A melhor prática é sempre buscar por informações seguras e análises realizadas por médicos e farmacêuticos.