Na terceira idade, a capacidade natural da pele de produzir lipídios diminui, resultando em ressecamento, desidratação e mais rugas. A renovação também se torna menor, deixando-a mais fina, ocasionado a perda de volume e densidade. E ainda nessa fase há o aumento da sensibilidade aos raios UV, facilitando os efeitos nocivos do sol.
Por isso, é preciso ficar atento à pele dos idosos, mantendo os cuidados diários. Um deles é a hidratação, de preferência duas vezes ao dia, com produtos indicados para cada perfil. Vale lembrar que pessoas que estão acamadas precisam de atenção ainda mais especial, pois a imobilidade, falta de hidratação e fricção, por exemplo, podem levar ao surgimento de escaras, dermatites e rachaduras. Além disso, a proteção solar também é importante nessa idade para evitar problemas como as queimaduras e o câncer de pele.
Fontes: Orietta Balbotin, gerente de Marketing de Eucerin no Brasil| Dr. Jacques Nunes, geriatra e diretor clínico do Grupo Hospitalar Vida’s| Linea Vitta.