Por que ficamos com ressaca? Descubra sobre seu cansaço pós carnaval!

Por que ficamos com ressaca? Descubra sobre seu cansaço pós carnaval!

Não é fácil passar ileso após tantos dias de farra no carnaval. Além de todo o esforço que seu corpo deve fazer para aproveitar cada minuto cadas festas, bloquinhos e desfiles, dançando e curtindo o máximo com seus amigos, a bebida alcoólica normalmente é a principal companheira, desequilibrando o seu organismo no dia seguinte.

Mas qual é o real motivo para que o nosso corpo reaja tão negativamente à ingestão do álcool? Seria a bebida um veneno ou toda a ressaca apenas uma resposta ao cansaço natural do corpo? 

Neste artigo vamos te mostrar os motivos para que a ressaca aconteça, além de algumas dicas de como você pode fazer para contribuir positivamente para seu corpo após tantos dias de carnaval. Siga lendo:

Entendendo a ressaca

Antes de tudo, devemos compreender que a palavra “ressaca” carrega o significado de um amontoado de sintomas que uma pessoa pode ter após a ingestão (normalmente em excesso) de bebida alcóolica. Normalmente, os sintomas da ressaca são: 

  • Dores no corpo
  • Sensação de “boca seca” ou grande vontade de ingerir líquidos
  • Dor de cabeça
  • Náuseas 
  • Dor de barriga
  • Fotossensibilidade (sensibilidade à luz) 

Isso tudo acontece devido a grande quantidade de esforço que alguns de seus órgãos, em conjunto, precisam fazer para que todo o etanol seja processado em seu organismo. 

Dos órgãos envolvidos nesse processo, é o fígado que desempenha o papel mais importante e trabalhoso para o nosso organismo, pois produz enzimas que absorvem o álcool. 

Um dos motivos para que a ressaca aconteça é que o fígado, apesar de se esforçar muito no processo de ingestão de álcool, quer continuar trabalhando e espera receber mais etanol para processar com sua alta quantidade de enzimas, gerando um desequilíbrio significativo em nosso metabolismo. 

Todo esse processo que acontece sem nem ao menos percebermos, sendo um problema para resolver na manhã seguinte à bebedeira. 

Como curar a ressaca

Não existe nenhuma receita milagrosa, remédio inventado ou algo que será certeiro para o seu organismo, pois suas reações podem variar dependendo de como o seu metabolismo está naquele dia, por exemplo. 

Entretanto, existem algumas atitudes que podem suavizar os sintomas e fazer com que você se sinta melhor após uma noite de bebedeira. 

Uma das clássicas ações no dia seguinte é investir no consumo de refrigerante que, apesar de ser contraindicado no cotidiano, possui uma alta concentração de açúcar que pode ser útil nessa ocasião. A bebida pode ser substituída por qualquer outro alimento com composição similar no que diz respeito ao açúcar.

Outra dica é a ingestão de líquidos capazes de retornar a hidratação de seu corpo, como água comum e a água de coco. Combinações de frutas também podem resultar em excelentes sucos para “curar a ressaca”. 

Cuidado com a ingestão de bebidas que não contribuem para a hidratação, mas possuem o efeito contrário. É lenda que tomar café ajuda com a ressaca. Você pode até se sentir mais disposto pelo efeito da cafeína, mas a bebida não é benéfica quando pensamos na retomada da água ao seu organismo.

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Últimas postagens