Muitas notícias falsas a respeito do novo Coronavírus circulam por grupos de Whatsapp e nas diversas redes sociais, levando pessoas a caírem na desinformação, acreditando em sintomas que não são reais ou atitudes para combater a doença que, na verdade, podem ter o efeito contrário.
Para combater as fake news e propagar a verdade para nossos clientes, a Drogaria Fazfarma decidiu fazer mais um compilado de informações baseadas em textos jornalísticos e publicações realizadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) a respeito do novo coronavírus.
Confira como se manifestam os sintomas do novo Coronavírus:
Antes, saiba o que é o vírus
O Coronavírus (CoV) é uma grande família de vírus capaz de causar doenças em animais e humanos (com transmissões possíveis entre ambos) e, no passado, já foi responsável por outros surtos respiratórios, como o MERS-Cov e o SARS-Cov.
Mas, como todo vírus sofre mutações, hoje temos circulando pelo mundo um novo tipo de coronavírus (COVID-19) descoberto no final de 2019 pela primeira vez em humanos.
A doença é grave?
O risco de morte pode variar dependendo do seu estado de saúde e faixa etária, mas o que chama a atenção é a facilidade no contágio e as complicações que um grande aumento de pessoas doentes ao mesmo tempo, o que pode causar nos sistemas de saúde dos países.
Imagine que um sistema de saúde (privado e público) de um determinado país possui a capacidade de suportar um certo número de pessoas doentes em seus leitos hospitalares. A pandemia do COVID-19 acaba aumentando o número de demanda de atendimento hospitalar, sobrepondo o número de pessoas doentes do cotidiano com uma enxurrada de gente.
Sendo assim, além de ser um perigo para a saúde dos grupos de risco da população, pode causar um terror quanto à infraestrutura hospitalar de um país.
Quais são os sintomas do novo coronavírus?
Algumas pessoas apresentam sintomas leves, outras apenas possuirão alguns da lista. Existem também casos de pessoas que carregam o vírus, mas não possuem a manifestação de nenhum sintoma. Novamente, isso dependerá do estado de sua saúde e organismo.
Entretanto, aqui estão os sintomas, confirmados pela OMS, do novo coronavírus:
Dificuldade para respirar
Febre
Tosse
Em casos mais severos, a doença também pode causar:
Pneumonia
Falência renal
Outros problemas respiratórios