verao

Curta o verão com muita proteção

Postado em: 7 de dezembro de 2016

Dezembro chegou e traz com ele a estação mais gostosa do ano: o verão! Mas para aproveitar todas as coisas boas que o calor oferece é preciso ficar atento ao excesso de sol. Nessa época, a exposição solar é mais intensa, principalmente nas praias e piscinas, por isso o cuidado deve ser redobrado.

A proteção solar é fundamental para evitar diversos problemas de pele como a vermelhidão, ardência, queimaduras mais graves, manchas, envelhecimento precoce e até mesmo o câncer de pele. Aplicar o protetor solar diariamente no rosto e no corpo é um hábito simples que garante a saúde da pele e ajuda a prevenir problemas futuros.

Proteja sua pele dos raios UV

O protetor solar deve proteger tanto dos raios UVA quanto dos UVB. A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é aplicar o produto 30 minutos antes da exposição solar e reaplicá-lo a cada duas horas. Vale lembrar que esse tempo diminui ao entrar na água ou se houver transpiração excessiva. Outra dica é passá-lo de forma uniforme em todas as partes do corpo incluindo as mãos, orelhas, nuca e pés.

Para as crianças, o uso do protetor solar inicia-se a partir dos seis meses de idade, porém é importante consultar um pediatra ou dermatologista para verificar qual o melhor produto para cada tipo de pele e faixa etária. É muito importante criar esse cuidado desde a infância, pois 75% da radiação acumulada durante toda a vida ocorre na faixa entre 0 e 20 anos.

E não se esqueça: o recomendado é tomar sol antes das 10h ou depois das 15h e sempre de protetor solar.