A visão é um dos mais importantes sentidos no desenvolvimento físico e cognitivo normal da criança e adolescente.
Segundo a Dra. Rosa Maria Graziano, presidente do Departamento de Oftalmologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo, cerca de 25% das crianças em idade escolar apresentam problemas oftalmológicos: aproximadamente 18% com erros refracionais (miopia, hipermetropia, astigmatismo) e 7% com outros como conjuntivites, hordéolo, blefarite, sequelas de acidentes oculares e estrabismo.
Dra. Rosa salienta o quanto é fundamental que a criança tenha seu exame preventivo realizado a cada um ou dois anos e a qualquer momento quando apresentar sintomas que possam sugerir as doenças oculares. “Na consulta é importante conversar sobre a história de vida da criança, eventuais queixas e observações da família. Fazem parte do exame oftalmológico: exame externo da face, acuidade visual (AV), reflexos fotomotores direto e consensual, cover teste, cálculo do erro refrativo, exame em lâmpada de fenda, mapeamento de retina (MR), testes para casos ou doenças específicas”.
A médica ainda adiciona que não existe consenso de quando a criança deve ser avaliada, porém ressalta que o pediatra é fundamental no encaminhamento das crianças para o exame oftalmológico preventivo.