O adoçante é um item comum na alimentação de quem quer reduzir o consumo de açúcar refinado. Porém, ao contrário do que muitas pessoas ainda acreditam, eles não são todos iguais, cada tipo possui características próprias que interferem no sabor e na forma em que será utilizado. Por isso, é sempre o importante escolher a formulação que melhor se adéqua ao paladar.
Stévia
A stévia é um adoçante obtido de uma planta com poder adoçante cerca de 300 vezes maior que o açúcar comum. Esse tipo não contém calorias, podendo ser utilizado em dietas para perda de peso; em preparações quentes ou frias, sem alterar o sabor dos alimentos, e ainda não tem efeitos colaterais neurológicos ou renais como outros adoçantes artificiais.
Sucralose
Derivada da cana de açúcar, a sucralose é 600 vezes mais doce que o açúcar, além de ser a substância cujo sabor mais se assemelha a ele. Um dos fatores para o aumento da procura pela sucralose é a conscientização do brasileiro de que pode realizar substituições saudáveis e saborosas em seu dia a dia para alcançar um maior equilíbrio na alimentação.