Todas as mães e pais passam por um período complicado: incentivar os filhos a saírem das fraldas. Nessa fase é preciso ter paciência, pois tudo deve ocorrer de forma natural e aos poucos, com o consentimento do pequeno. Caso contrário, a pressão sobre a criança pode resultar em problemas sérios como a prisão de ventre, por exemplo.
Para te ajudar com essa questão, separamos algumas dicas. Confira.
Perceba o momento adequado
Alguns sinais ajudam a perceber qual é o momento de iniciar o desfralde, entre eles estão: a capacidade básica de andar, correr, manter-se sentado por pelo menos cinco minutos e conseguir comunicar aos pais que fez xixi ou cocô apontando ou falando.
Acompanhe a evolução
Inicialmente é válido comprar um penico e estimulá-los a fazer suas necessidades. Depois, os redutores de assento podem ajudar na adaptação para o vaso sanitário. Vale lembrar que muitas crianças se esquecem de pedir para ir ao banheiro, então pergunte várias vezes ao longo do dia se estão com vontade. Para retirar a fralda durante a noite, espere o bebê conseguir acordar seco pela manhã.
Cada criança é única
Algumas demoram mais que outras para deixarem as fraldas, mas isso é completamente normal. A entrada na escola também colabora para que o próprio pequeno queira deixar o uso, já que lá verá exemplos dos coleguinhas.
Fonte: Alô Bebê