Oleosidade excessiva e caspa são só alguns dos problemas que você pode obter com maus cuidados com o couro cabeludo. Saiba como se esquivar destes problemas em nosso artigo!
DESCUBRA UM ALIADO PARA O USO DE CHAPINHAS NO CABELO
A saúde do seu couro cabeludo deve ser levado tão a sério quanto uma rotina de skin care. Afinal de contas, estamos falando de uma outra região da sua pele, responsável pela beleza do seu cabelo.
Lavar o cabelo pode ser uma tarefa bem simples para muitas pessoas, mas isso pode ser um pouco mais complicado para aqueles possuem uma predisposição a ter problemas no couro cabeludo.
Essa predisposição pode ir para dois caminhos: ou sua pele pode ser muito seca ou excessivamente oleosa. Felizmente, existem formas de equilibrar a situação e alcançar a saúde com cuidados ideais com o couro cabeludo.
Vale lembrar que indicamos que você visite um profissional dermatologista se sua problemática for persistente. Nossas dicas são generalistas e somente um médico pode te indicar quais são os tratamentos indicados para seu caso em específico.
Leia nossos 3 conselhos sobre cuidados com o couro cabeludo. Será que você está fazendo algo fora das boas práticas? Descubra:
1. Cuidado com os produtos que você utiliza
Muita gente acaba caindo na confusão de que shampoos de alta limpeza, remoção de resíduos e peeling devem ser utilizados diariamente. A verdade é que, dependendo da reação do seu couro cabeludo, você somente deve fazer uso semanal ou quinzenal.
Os produtos que são altamente limpantes possuem químicos poderosos para remover oleosidade e outros resíduos do couro cabeludo, o que pode ser muito bom para quem tem oleosidade excessiva, mas somente se utilizado na frequência ideal. Qual é a recomendação que o rótulo do produto lhe faz?
O excesso de limpeza pode parecer que está ajudando a situação, mas na verdade ele nos leva para o próximo conselho
5 DICAS INFALÍVEIS PARA CABELOS COM QUÍMICA
2. O efeito rebote pode acontecer! Tenha muita atenção
Você já deve ter ouvido sobre o efeito rebote para a pele do seu rosto. O mesmo pode acontecer com o seu couro cabeludo, despertando ainda mais oleosidade!
A lógica continua a mesma que para o rosto: nossa pele em teoria deve produzir a quantidade ideal de óleo para o bom funcionamento daquela região, mas por inúmeros motivos nosso organismo pode estar em desequilíbrio, afetando a produção.
Se você estiver removendo em excesso a oleosidade, vai acabar brigando com seu próprio organismo para ver quem consegue vencer essa batalha.
Seu couro cabeludo vai produzir cada vez mais óleo enquanto você limpa excessivamente a região. É por isso que dizemos que o equilíbrio é tudo nesta equação!
3. A alimentação também importa para o couro cabeludo
Parece que sempre voltamos ao mesmo ponto, sobre como devemos ter uma alimentação equilibrada para obter mais saúde, mas essa é a realidade e segredo para muitos problemas do nosso organismo.
Consumir poucas doses de nutrientes, proteína e vitaminas podem piorar a situação do seu cabelo. Beber água também é fundamental para uma boa saúde para o couro cabeludo!