Ler faz bem: descubra o poder deste hábito

Ler faz bem: descubra o poder deste hábito

Seja no papel ou na tela, ficção ou ciência, a leitura é um hábito completamente saudável e recomendado em todas as fases de vida. É ela, inclusive, que pode fazer com que você não desenvolva algumas complicações na terceira idade, por exemplo. 

Além dos benefícios levados ao corpo, a leitura também possui um papel importante em outras áreas de nossa vida. Com os livros, você pode obter muito repertório útil para sua socialização, carreira e também trabalho criativo. 

Leia também: Dicas essenciais para cuidar de idosos em casa

Foco no cérebro

Você já deve ter ouvido a frase que diz que seu cérebro é como se fosse um músculo e, por tanto, deve ser treinado. 

Acontece que a tal frase pode estar correta em alguns aspectos, pois existem comprovações científicas que provam que o órgão pode ser desenvolvido com o hábito de leitura.

Para incentivar o seu hábito de leitura, separamos dois motivos relacionados ao cérebro que provam que a leitura faz muito bem: 

1. Combate o Alzheimer 

Uma pesquisa revelou que pacientes com Alzheimer possuíam menos atividades mentalmente estimulantes antes do desenvolvimento da doença, como apenas assistir televisão, por exemplo.

Isso não significa que assistir televisão irá deteriorar seu cérebro, mas que aqueles que possuem mais frequência de outras atividades estimulantes, que podem ser desde a leitura até a jardinagem, possuirão menos chances de desenvolver a doença. 

2. O cérebro pode funcionar melhor

O hábito da leitura não apenas funciona como método preventivo para doenças comuns na velhice, mas pode fazer com que suas conexões neurais aumentem, impactando positivamente todo o funcionamento deste órgão responsável pelo intelecto e múltiplas funções por todo o corpo. 

Se tratarmos o cérebro como um músculo, semelhante ao que a famosa frase diz, que tal adicionarmos o hábito da leitura para o “no pain, no gain” cotidiano?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Últimas postagens