SETEMBRO-AMARELO-INFORMAÇÕES-RELEVANTES-PARA-VOCÊ

Setembro amarelo: informações relevantes para você

Campanha do Setembro Amarelo conscientiza sobre a depressão e o suicídio, incentivando pessoas a buscar ajuda e se apoiarem mutualmente.

Você sabia que o suicídio é a única causa de morte que ainda não teve uma redução em seu número de vítimas nos últimos 50 anos? É o que a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para toda a população.

O assunto ainda é um tabu em muitas famílias, que continuam a tratar as questões da saúde mental com desdém, muitas classificando como “assunto de gente doida”, enquanto a necessidade de cuidar desta área da nossa vida é tão alta quanto da saúde física.

Segundo o Centro da Valorização da Vida (CVV), perdemos 32 brasileiros por dia por conta do suicídio. Mais pessoas morrem por essa causa de morte do que para o câncer ou complicações com o HIV.  

Muitos dos casos poderiam ser prevenidos caso a vítima buscasse uma ajuda profissional ou recebesse suporte de um ente querido, informado sobre o problema alarmante em nossa sociedade. Foi pensando nisso que o CVV criou em 2014 o Setembro Amarelo, campanha destinada para a conscientização sobre o problema do suicídio e da depressão, classificada como o “mal do século”.

Quando procurar por ajuda

Como revelamos neste artigo, os casos de suicídio aumentaram de 2000 a 2015, principalmente nas faixas de idade do início da adolescência. 

É o papel de todos estar atento às pessoas ao nosso redor, oferecendo todo o suporte para aqueles que estão sendo afetados por um mau estado emocional. 

Essa questão é ainda mais alarmante durante o distanciamento social, em que a vida de todos foi afetada brutalmente.

Como busca ajudar:

O CVV disponibiliza apoio emocional e prevenção ao suicídio gratuito, atendendo com voluntários para todos que querem e necessitam de uma conversa. O sigilo é garantido por telefone, email e chat 24/7.

Ligue 188 ou acesse https://www.cvv.org.br/

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Últimas postagens