A busca por uma alimentação balanceada têm crescido nos últimos anos, principalmente impulsionado pela ascensão dos movimentos fitness, novas dietas baseadas na exclusão da carne e outras questões estéticas divulgadas pela mídia e redes sociais.
Se parte disso se baseia na estética ou valores e crenças, uma parcela dessas pessoas passaram a aderir dietas mais saudáveis pensando nos benefícios de uma alimentação equilibrada.
Crescemos aprendendo sobre a pirâmide alimentar, ouvimos como a gordura em excesso é prejudicial e a quais tipos de alimentos valorizar em nossa dieta, mas a vida acaba sendo mais complexa do que é ensinada ao longo da infância e adolescência.
Somos sujeitos a alimentação fornecida pela família durante muitos anos e, quando a independência chega, a praticidade é muitas vezes mais valorizada que uma dieta equilibrada.
5 ALIMENTOS QUE TE AJUDAM NA PRISÃO DE VENTRE
Os benefícios de uma dieta balanceada
Cada organismo possui sua peculiaridade, entretanto, uma alimentação balanceada é baseada no consumo de muitos vegetais e frutas, doses equilibradas de carboidrato e laticínios não tão gordurosos.
Também é preferível o consumo de peixe que a carne, consumo correto de água (nem muito, nem pouco) e doses controladas de sal e açúcar nas refeições.
ALÉM DO ROSA: ALIMENTOS QUE PREVINEM O CÂNCER DE MAMA
Além disso, também é preciso uma variedade de alimentos que se encaixam nas recomendações acima, já que um determinado tipo de legume pode fornecer vitaminas que outro não oferece, por exemplo.
O que uma pessoa saudável ganha?
Aqueles com uma dieta equilibrada, podem:
- Prevenir o risco de doenças cardiovasculares e AVC, além de possibilitar uma melhor recuperação caso aconteça um dos incidentes;
- Retardar o envelhecimento precoce, melhorando o aspecto da pele e garantindo um bom visual por mais tempo;
- Prevenir o aparecimento de doenças perigosas, como o diabetes e alguns tipos de câncer;
- Baixar os níveis de colesterol maligno e equilibrar o benigno;
- Possibilitar melhores noites de sono;
- Aumentar a disposição e energia para fazer mais durante o dia;
- Facilitar o encontro do peso ideal, de acordo com a necessidade de seu organismo e biotipo;
- Regular os hormônios do corpo;
- Melhorar a resistência do sistema imunológico;
- Proporcionar uma vida mais longa.