5 benefícios de se praticar artes marciais

Postado em: 1 de agosto de 2019

Está pensando em começar a praticar uma das modalidades das artes marciais? As lutas são ótimas alternativas de atividades para aqueles que não gostam de correr, nadar ou de outros esportes coletivos, oferecendo grandes benefícios para saúde mental e física. 

Muay Thay, Taekwondo, Boxe, Jiu Jitsu e Judô são apenas umas das opções de lutas disponíveis em academias e instituições especializadas em cada estilo. Mesmo que cada prática seja bem diferente uma da outra, existem benefícios gerais de se praticar as artes marciais, além de vantagens que dependem da dinâmica de cada modalidade. 

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Por exemplo, algumas das modalidades possuem maior tensão na região das pernas, como o Taekwondo, que se baseia em diversos golpes como chutes, por exemplo. Analisando cada caso é possível perceber que cada tipo de luta pode se encaixar melhor com objetivos específicos quanto a sua saúde física. 

Veja abaixo algumas vantagens de se praticar artes marciais como atividade física: 

1. Melhora na coordenação motora 

Você vai aprender novos movimentos e coisas que nunca imaginou que seu corpo poderia fazer, contribuindo para uma melhoria na coordenação motora.

2. Canalização do estresse

As lutas são de grande intensidade, liberando uma alta carga de energia com sua prática, sendo uma boa forma de canalizar o estresse do cotidiano com uma prática física.

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3. Trabalho em diversas regiões musculares ao mesmo tempo

Por serem extremamente dinâmicas, mesmo com suas peculiaridades em cada modalidade, as artes marciais conseguem fazer com que você trabalhe diversas regiões de seu corpo ao mesmo tempo, servindo como uma prática multidisciplinar e promotora de um fortalecimento generalista. 

4. Desenvolvimento da disciplina e autocontrole 

Existem filosofias específicas em cada tipo de arte marcial, mas todas elas prezam pela prática consciente das técnicas aprendidas dentro do tatame ou ringue. Esse pensamento desenvolve características natas de grandes praticantes de lutas, como a disciplina e o autocontrole, umas vez que é conhecido movimentos capazes de machucar alguém. 

5. Emagrecimento

A dinâmica de treino de todas lutas envolvem uma rotina de exercícios aeróbicos que ajudam na melhoria da resistência do corpo, contribuindo para aqueles que possuem como um objetivo principal o emagrecimento. 

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