Quem nunca se recompensou com um pedacinho de chocolate depois de realizar uma tarefa chata que atire a primeira pedra. Mas será que comer chocolate faz bem?
Muita gente ama o chocolate, alguns até consomem o alimento de maneira compulsiva. Fica a pergunta: será que o chocolate possui pontos positivos para o nosso organismo? Ou é preciso evitá-lo à todo o custo?
A ciência explica o fato da maioria das pessoas amarem tanto o chocolate, utilizando-o inclusive como recompensa ao cumprir objetivos do cotidiano. Isso acontece devido a reações do nosso cérebro ao consumo do alimento, que passa a liberar hormônios e ativar neurotransmissores capazes de estabelecer a sensação de prazer e satisfação.
Com essa reação de quase prazer instantâneo combinado com o sabor do chocolate, o alimento é um dos doces favoritos da população, independentemente da idade. É sabido que o consumo excessivo do chocolate pode ser prejudicial para o organismo, mas o que ele tem de bom a oferecer?
Leia também: Como regular a alimentação de crianças nas férias
O que faz bem no chocolate
Na verdade, o que faz realmente bem para nosso organismo no chocolate é o seu principal ingrediente: o cacau.
Entretanto, para chegar ao chocolate como conhecemos hoje, é necessário que sejam adicionados diversos ingredientes que podem ser prejudiciais em excesso, como o açúcar, o leite e outros tipos de materiais gordurosos, por exemplo.
Seguindo essa lógica, é possível afirmar que os chocolates com maior concentração de cacau e menor de leite e açúcar são menos maléficos para o organismo e trazem mais qualidades para o nosso corpo.
Os chocolates que são mais doces ou possuem mais leite em sua composição possuem um valor nutricional muito abaixo do que os chocolates amargos. O de tipo branco é um destaque negativo, pois nem sólidos de cacau carrega, mas sim a manteiga feita dele.
Como escolher um chocolate com maior valor nutricional
Fuja do chocolate branco e dê preferência para rótulos que indiquem a alta presença do fruto em sua composição.
Bons chocolates para a sua saúde começam com ao menos 70% de cacau em sua composição. Entretanto, tenha em mente que o sabor desse tipo de produto com certeza será diferente do chocolate “normal”, com um gosto mais amargo e presente. Além disso, pode ser bem mais caro que os rótulos normais.
Comer chocolate faz bem?
A gordura do cacau é muito benéfica para o organismo, uma vez que estimula o crescimento do “bom colesterol”.
Com o crescimento do ‘bom colesterol”, o colesterol que é considerado maligno e causador de problemas cardiovasculares, por exemplo, é diminuído.
O cacau também estimula o fluxo sanguíneo em algumas áreas do corpo, como a pele e o cérebro. Existem estudos que indicam que o consumo do chocolate pode fortalecer a proteção da pele contra o sol e prolongar a juventude cerebral.
Outro grande benefício, citado anteriormente neste artigo, é relacionado ao relaxamento e combate ao estresse. Se feito de maneira moderada e seguindo as recomendações de seu nutricionista, não há mal em incluir o chocolate para aliviar o cotidiano!