Escove os dentes após as refeições, utilize o fio dental e preste muita atenção na saúde de sua gengiva. Essas e outras recomendações são de praxe e costumamos ouvir desde pequenos, mas a situação global nos exige a adoção de novos hábitos na rotina bucal.
VEJA 5 DÚVIDAS SOBRE A SAÚDE BUCAL ESCLARECIDAS
Avançamos para o quinto mês com crescente de casos e mortes no país e as principais recomendações de saúde e segurança já são de conhecimento popular. Inclusive, publicamos uma série de artigos que levam diversas informações pertinentes para sua saúde durante a pandemia.
Um pouco além das recomendações tradicionais, que não devem ser abandonadas ou afrouxadas mesmo com a abertura de centros comerciais nas principais cidades do país, estão dicas dadas por profissionais da saúde bucal.
A infecção é causada muitas vezes pela boca
A boca é uma das principais “portas de entrada” para o COVID-19, junto com os olhos e nariz. Com essa informação, reforça-se as ações de higiene e preservação da região bucal, o que inclui muito mais do que apenas escovar os dentes com frequência recomendada.
Além disso, continuar a cuidar dos dentes pode afastar você do consultório do dentista durante a quarentena, diminuindo a necessidade de consultas emergenciais provenientes de uma má higiene, o que poderia causar uma infecção.
A SAÚDE COMEÇA MESMO PELA BOCA? DESCUBRA A VERDADE
Você deve tomar cuidados adicionais ao cuidar dos dentes
É preciso tomar cuidados adicionais no momento na higienização bucal, prestando muita atenção para não levar o COVID-19 à boca.
Se você compartilha o banheiro ou precisa escovar os dentes em outro local além do seu próprio banheiro, tenha certeza de que o espaço em que a escova de dente é armazenada está sendo limpo da maneira correta.
Recomenda-se guardar a escova de dentes em um lugar fechado, como um armário. Assim são diminuídas as chances de contágio quando você chega em casa, por exemplo.
Lave e seque muito bem a escova após a sua utilização. Tome o mesmo cuidado quando for utilizá-la na próxima vez.
Se você não troca a sua escova faz meses, pode ser que agora seja a oportunidade ideal. Não se esqueça que elas possuem apenas 3 meses de vida útil.
A nossa última dica é sobre a higienização das mão, que entrarão em contato com utensílios que vão direto à boca, como o fio dental: tenha certeza de que você está com as mãos limpas e livres de COVID-19!